[:pb]
MINERAÇÃO CARAÍBA, UMA EMPRESA PARCEIRA DA SOCIEDADE
A Mineração Caraíba está localizada no norte do estado da Bahia, numa das regiões mais secas e pobres do país. É grande parceira da comunidade, não por acaso, que é conhecida como empresa cidadã. Ao longo desses anos vem interagindo com as comunidades a fim de apoiar no desenvolvimento cultural, social e humano das pessoas.
Abaixo alguns dos projetos sociais praticados pela empresa:
Projetos: PIEP/PIES: A Mineração Caraíba, em parceria com o Clube Pilar desenvolve o Programa de Incentivo ao Esporte de Pilar (PIEP) e o Programa de Incentivo ao Esporte de Surubim (PIES) que mantém atualmente 600 jovens de Pilar e comunidades circunvizinhas na prática de cinco modalidades esportivas com acompanhamento especializado de educadores físicos.
Fazenda Renascer: Apoiada pela Mineração Caraíba, a Fazenda Renascer foi criada em 2010 com o objetivo de ajudar pessoas do distrito de Pilar e comunidades circunvizinhas no tratamento contra a dependência química. A casa, que dispõe de uma sala de reunião arejada, quartos, refeitório, áreas de convivência e lazer, tem capacidade para abrigar 30 internos, que desenvolvem atividades de manutenção, cultivo de hortaliças e criação de animais. O projeto renascer é mantido com a doação dos sócios, que são colaboradores da própria empresa. Para cada real arrecadado nestas doações, a Mineração Caraíba colabora com igual valor.
Formação profissional (Jovem Aprendiz): A Empresa Implantou, em setembro de 2009, no distrito de Pilar, o Centro de Formação Profissional Vale do Curaçá, que tem o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes do Programa Jovem Aprendiz na área de mineração para pessoas do distrito de Pilar e comunidades circunvizinhas.
Atualmente o Programa Jovem Aprendiz conta com 72 alunos matriculados nos cursos de Processo de Mineração e Manutenção Industrial. Cada curso possui uma carga horária de 960 horas, sendo 480 horas em salas de aula e 480 horas de prática nas instalações da empresa. Em 2011, foram formados os primeiros 72 Jovens Aprendizes. Em 2012, mais 59. O percentual de aproveitamento de mão de obra de mais de 60%.
Desenvolvimento Sustentável: Existem diversos projetos que ensinam os moradores das fazendas mais distantes maneiras de superar a seca e, ao mesmo tempo, conseguir criar e subsidiar criações e plantações, fazendo com que eles tenham a condição de ganhar seu próprio dinheiro. Um desses projetos é a Cadeia Produtiva de Caprinovinocultura que, em parceria com a Consultoria Sertanejo, através do médico veterinário Rafael Sene, tem como foco tornar a atividade de criação de caprinos e ovinos um negócio sustentável e lucrativo. O terceiro ciclo desse trabalho iniciou no mês de março e ofereceu apoio técnico, capacitações, melhoramento genético e conhecimentos para montagem de negócios, ampliando a possibilidade dos criadores viverem daquilo que produzem. Hoje esse trabalho é desenvolvido em várias comunidades (Adutora, Barragem, Surubim, Suçuarana e Vermelhos, etc.).
Cultura: A Mineração Caraíba respeita e sabe da importância que é valorizar à cultural, e por isso estimula seus colaboradores à cultura local com diversos programas culturais, cujo o objetivo é perpetuar a tradição e ainda garantir que a mesma passe para as novas gerações.[:]