A EroBrasil informa a participação da empresa no V Simpósio Brasileiro de Metalogenia (V SBM), realizado em Gramado (RS), de 01 a 04 de outubro de 2023. Esse evento, que ocorre desde 2005, reúne renomados profissionais da área para discutir avanços em pesquisas minerais e processos geológicos relacionados à formação de depósitos minerais.
Na oportunidade, contamos com a participação de Ana Carolina Campos Mateus, Anderson Clayton Barra Lima, Rodrigo Fernandes Freitas e Taíla Cristia Souza Sant’Ana, geólogos(as) da EroBrasil Caraíba, Eduardo Caldas Ribeiro, geólogo da EroBrasil Xavantina, Maíra Antunes Alves, geóloga da EroBrasil Tucumã, e Matheus Ramos Ciotta, geólogo da Exploração da EroBrasil.
Durante o simpósio, nossa equipe realizou apresentações com a finalidade de destacar os avanços das pesquisas minerais nos projetos da Ero Copper no Brasil. Essas apresentações evidenciaram os investimentos e tecnologias aplicados, os quais resultaram no aumento das reservas minerais e na descoberta de novos depósitos.
Dentre os destaques, mencionamos o Projeto Boa Esperança, com 46 milhões de toneladas a 0,86% de cobre, representando uma nova fronteira na exploração mineral na região de Carajás, Pará. O trabalho apresentado pela equipe de Tucumã ressaltou as características geológicas de Boa Esperança e sua relevância no cenário mineral brasileiro.
Além disso, foi apresentado o estudo “Evolução estrutural e modelo metalogenético da mineralização aurífera da Faixa Araés – Nova Xavantina (MT)”, que detalhou a evolução do conhecimento geológico-estrutural dos depósitos explorados pela Ero Copper na região de Nova Xavantina (MT). A equipe da EroBrasil Caraíba também compartilhou a evolução do modelo geológico do Vale do Curaçá (BA), o crescimento das reservas minerais e a descoberta de níquel no Sistema Umburana.
“A participação no V Congresso Brasileiro de Metalogenia representa uma grande oportunidade de mostrar a qualidade das pesquisas minerais realizadas pela empresa no Brasil, culminando na descoberta de novos depósitos minerais e na ampliação das reservas nos depósitos já conhecidos. Além disso, o evento proporcionou networking e troca de conhecimentos que podem se converter em novas descobertas minerais.” comentou Eduardo Oliveira, Gerente de Geologia Brasil da Ero Copper.